21.1.15

Exposição

OIEE to postando de novooooooo!! (tem que comemorar toda vez)

Segunda passada fiz minha primeira exposição da vida e achei que ia ser interessante postar aqui. Não foi assim uma exposição como provavelmente tá na cabeça de quem tá lendo, mas pra mim já foi uma experiência irada.

Pra explicar um pouco como rolou preciso dar um pouco de contextualização: eu to fazendo intercâmbio no 3º ano de Fine Arts, no segmento de Printmaking (dá pra escolher por printmaking, painting, sculpture e autonomous – o que não impede do aluno escolher uma coisa e fazer outra de vez em quando, é só um direcionamento maior). Na minha turma, contando comigo, são 5 pessoas, e nossos ateliês (temos ateliês na faculdade, é incrível! posto aqui outro dia) ficam numa sala meio escondida e com pouco destaque. Printmaking (gravura) também não é um estudo tão tradicional quanto pintura, por exemplo, então a gente fica meio esquecido de uma forma ou de outra dentro do curso. As vezes as pessoas nem sabem direito onde fica nosso ateliê, tem vezes que os professores esquecem de ver a gente, essas coisas.

Por causa disso e porque o nosso orientador provavelmente percebeu um pouco de desânimo na turma, fomos encorajados a organizar uma exposição. Exposições tem lá na faculdade o tempo inteiro, a KABK tem bastante espaço e só depende do aluno querer fazer, então é bem comum ter pelo menos uma por semana, com umas cervejas pra incentivar o pessoal a colar, hehe (funciona).

Fizemos a nossa então chamada The Forgotten Ones (dã) e na abertura o professor orientador incentivou que quem estivesse lá fizesse perguntas sobre os trabalhos, desse feedbacks, etc. Eu não gostei muito do jeito que ele conduziu a situação porque achei que ficou meio forçado, até porque não tinha ficado claro pra gente que seria necessariamente uma discussão, caso contrário teríamos divulgado de uma maneira diferente. 

Outro problema que tive é que eu não gosto muito de falar pra muitas pessoas, nem em grupos grandes, nem explicar as coisas que eu faço. Meu trabalho é extremamente pessoal e falar sobre ele me deixa completamente exposta. Fiquei nervosa e acho que acabei explicando demais cada coisa e blerg, queria poder voltar no tempo e poder ensaiar o discurso. Piorou que ainda ninguém quis perguntar nada depois que eu falei, então fiquei o tempo todo depois paranóica com certeza que foi porque foi muito over. Mas enfim, passou, segue em frente tem outras exposição

ENFIM, fotos porque tem muito texto ja!!!!!!

Eu ao invés de sair mostrando tudo o que eu tenho (misteriosa) resolvi fazer uma mini seleção do que eu ia expor que estivesse dentro de um mesmo tema. Não vou explicar porque não quero cometer o mesmo erro pela segunda vez rs, mas brevemente falando é sobre frustrações pessoais, meus problemas com meu emocional, etc.

Selecionei essa pintura (tinta acrílica sobre tela):



Essa linogravura (tá uma bosta a foto gente desculpa não tenho o dom):



Pra quem não sabe o que é linogravura, é uma impressão feita usando uma placa de linóleo, que é mais ou menos uma borracha. A idéia é a mesma da xilogravura (só que mais fácil, hehe) – você grava o desenho na placa, depois passa tinta e passa na prensa. Como minha impressão tinha duas cores eu tive que gravar duas placas diferentes, uma pro amarelo, uma pro preto.

As duas placas já com a tinta e o rolinho pra aplicar a tinta nelas.

As impressões na secadora


Por último essa serigrafia A1 (a culpa da foto ruim dessa vez foi do técnico do lab e eu fiquei sem graça de pedir outra):



Eu nunca tinha feito serigrafia em 3 cores e depois dessa entendi porque. Comprei 10 papéis e nem a impressão que eu apresentei na exposição ficou boa, tive todos os problemas possíveis. No fim o papel encolheu e a última camada de cor ficou completamente cagada.

É meio frustrante porque foi um gasto enorme de tempo e dinheiro pra fazer uma coisa massa e não dar certo no fim das contas. Ainda por cima tive que lidar com aluno achando que tá na 5ª série sem querer liberar a mesa de impressão. Se eu não me joguei da janela nessa semana provavelmente não me jogo nunca mais.

Minha paredinha na exposição:



As dos colegas:


Meu deus que fotos péssimas

Sou uma péssima colega e não sei direito sobre o que é o trabalho dessa minha amiga kkk, na caixinha tem uns rolinhos em papel transparente com uma história auto-biográfica dela que ela tirou umas palavras e fica impossível de entender. Os outros são serigrafia num bloco de gesso que ela mesma fez. 



Esse colega faz umas casinhas de madeira/papel cartão/papelão, etc e faz esculturas a partir delas. Nesse projeto aí ele fez as armas segundo ele porque uma casa também pode ser um tipo de defesa, de resistência (no caso de quem mora em zonas de guerra por exemplo – liguei muito o trabalho dele com as favelas e invasões no Brasil)



GENTE ME PERDOA

Esse faz essas composições muito doidas inspiradas em vitrais de igreja e etc. Parece tudo padronizado e repetitivo mas quando vc chega perto vê que não tem uma forma igual a outra.

Teve outra colega também mas as fotos ficaram tão terríveis que não tem nem como postar :'(

A gente esperando as pessoas aparecerem..........


Atração principal

Por fim euzinha do lado das minhas coisas:



Fui com essa roupa e todo mundo falou que foi de propósito pra combinar com os trabalhos, mas juro que foi sem querer.

É isso! Em duas semanas tenho minha avaliação final do semestre e vou ter uma coisa ou outra pra mostrar aqui.

Doei! (tchau em holandês, blog internacional)

3 comentários: